:: Notícias ::


07.07.2018

Conclusão da barragem do Rio Colônia em Itabuna

 Após décadas convivendo com problemas no abastecimento de água, a população de Itabuna pôde, na manhã desta quarta-feira (04), participar da inauguração da Barragem do Rio Colônia, uma importante obra localizada no município de Itapé, que vai garantir abastecimento de água para o município e cidades, beneficiando diretamente mais de 350 mil pessoas.

“Mesmo com a barragem, a população deve se conscientizar para economizar água, pois esse é um bem de todos e não podemos desperdiçar”, observou o prefeito ao lembrar as dificuldades enfrentadas pela população de Itabuna com a crise hídrica de 2016, quando, por várias vezes, a população chegou a receber água salgada nas torneiras.

Em entrevista coletiva concedida durante a cerimônia de inauguração, o governador Rui Costa informou que a obra teve um custo de 111 milhões de reais e disse ainda que, além da segurança hídrica à região, principalmente à cidade de Itabuna, a barragem proporcionará maior regularidade do fluxo do rio.

Segundo o governador, a barragem tem por finalidade minimizar o impacto das enchentes que inundam regiões da cidade de Itabuna, reduzir a proliferação de plantas aquáticas e melhorar, inclusive, as condições sanitárias do Rio Cachoeira. “É uma obra que a região esperava há muito tempo e quero agradecer e parabenizar os trabalhadores que construíram essa obra, parabenizar a Embasa e agradecer aos prefeitos que foram parceiros na execução dessa obra. Sei que hoje estamos todos felizes com essa obra, pois nenhuma região se desenvolve sem a garantia do abastecimento de água”, comemorou o governador.

Ocupando uma área de 2.307,00 km² (bacia hidrológica), a barragem do Rio Colônia possui eixo com comprimento de 195 metros, altura de 21,4 metros e quando atingir o nível mais alto de acumulação possuirá volume total de 62 milhões de metros cúbicos de água. Além da barragem, foram investidos recursos na mudança do traçado da Rodovia BA-120, que liga Itapé a Itaju do Colônia, na relocação de linhas de energia e na construção de novas casas para as famílias que ocupam a área que formará o espelho d´água, ações já em fase de execução, além da mitigação dos impactos ambientais.

Fonte: Prefeitura de Itabuna

Todas as Notícias

:: Mais Notícias ::

Ibicuí divulga programação do São João que acontece de 19 a 24 de junho

Ibicuí divulga programaçã...

Ibicuí divulga programação completa do São João que acontece de 19 a 24 de junho Quadrilhas, sanfoneiros, forró pé de serra e decoração ...

Continue lendo

Cai avião com o cantor Gabriel Diniz, do hit ‘Jenifer’

Cai avião com o cantor Gabr...

 Um avião de pequeno porte que levava o cantor Gabriel Diniz, do hit do último Carnaval Jenifer, caiu nesta segunda-feira, 27. Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda aconteceu no pov...

Continue lendo

Como são as regras da Previdência hoje e como ficariam com a reforma

Como são as regras da Previ...

 Entenda como ficará as aposentadorias de todos com a Reforma da Previdência, inclusive professores, militares e políticos. A reforma, que garante ao governo cerca de R$ 1 tr...

Continue lendo

© 2005 - 2019. Itafest. Todos os direitos reservados.
Login Administrativo Perguntas Frequentes